Até os 10 anos de idade a visão da criança ainda está em desenvolvimento. Neste período, deve se fazer tudo para que os olhos tenham as melhores condições para enxergar bem. Por isso é muito importante que se determine se a criança precisa ou não de óculos, e se precisar, que seja dada a prescrição e a orientação de como usá-los.
Não. Não existe um "desgaste da visão" por esforço visual excessivo. Ao contrário, ler é um hábito e um treino: quanto mais se lê, maior será sua capacidade de leitura.
Geralmente não. Uma iluminação insuficiente pode diminuir o desempenho visual, já que ficará mais difícil ler com pouca luz, mas não prejudicará os olhos. Por outro lado, exposição excessiva a luz, principalmente luz solar, pode levar a problemas oculares (como nos eclipses solares).
Não. Mas como em qualquer atividade que exige maior concentração, ocorre uma diminuição da freqüência do piscar.
Com isso, há um conseqüente ressecamento dos olhos que poderá levar a ardor, coceira, vermelhidão e lacrimejamento.
Os sintomas ainda serão mais comuns no computador que, em geral, está instalado em ambientes com ar condicionado, o que deixa o ar ambiente mais seco. Lembrar de piscar um pouco mais, variar a distância de trabalho, descansar um pouco e uso de colírios lubrificantes são o suficiente para melhorar estes sintomas.
Não. No entanto, a necessidade de aproximar os objetos é um sinal comum de miopia. Crianças míopes têm dificuldade para enxergar objetos mais distantes como a lousa, por exemplo. Nestes casos, uma consulta com o oftalmologista e a prescrição de óculos podem melhorar a qualidade de vida da criança e o seu desempenho escolar.
Rua Deputado Lacerda Franco, 300 - Cj. 55 - Cep: 05418-000 - São Paulo - SP
Fone: (11) 3030-9384 - E-mail: focus.co@uol.com.br
Melhor visualização em 1024 X 768 ou superior